quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Clipping/Verão 2009



Fotos: Rafael Benevides
Beauty Art: Alzyr Saadyr
Acessórios: Libóriu´s para Renato Oliveira




Projeto de moda e música Oi Fashion Music se manda
pra Salvador com desfiles, palestras e shows


VERÃO 2009 - O Oi Fashion Music, evento de moda e música da Dupla Assessoria, rola de 7 a 9 de setembro em Salvador com desfiles de grifes nacionais, estilistas baianos, novos talentos da moda, palestras e shows.

O evento conta com 11 marcas no seu line-up, entre elas a C&A, Carlos Tufvesson para Paradoxus, Lenny, Lacoste, Márcia Ganem, Mara Mac, Redley, Salinas, Sandpiper, TNG e Totem, que mostram suas coleções de verão 2009 com trilha sonora ao vivo e personalizada, interpretada por importantes nomes da música brasileira.

Nesta segunda (08.09) tem palestra de tendências em 2009, ministrada por Adriana Papavero, gerente de marketing do site WGSN Brasil, no teatro Castro Alves; e apresentação da estilista baiana Luciana Galeão, que mostra a coleção "Um Jardim de Linhas" (FOTO), apresentada no último Fashion Rio. A segunda apresentação da noite é da grife baiana Artemísia, assinada pelos estilistas Iuri Sarmento e Eduardo Rosa.

O terceiro e último dia do Oi Fashion Music, na terça (09.09), começa com a apresentação da estilista Úrsula Felix e em seguida dos estilistas revelados no concurso Novos Talentos 2008, do Barra Shopping: Vitorino Campos, Carola Hoisel e Renato Oliveira, no Palacete das Artes. Na mesma manhã, ainda desfila a grife baiana Anana, assinada pelas estilistas Ana Bitencourt e Adriana Hita. O designer baiano de jóias Carlos Rodeiro encerra o evento com apresentação da coleção intitulada Black Tie, no Solar Cunha Guedes, no Corredor da Vitória. 09.09.2008 (AG)
www.erikapalomino.com.br 09/09/2008








Entrevista publicada em 19/08 no site www.simplesmenteelegante.com, da Jornalista baiana Márcia Luz.
http://simplesmenteelegante.com/?p=1116#comments
Das memórias da adolescência, ele resgatou as emoções de visitas que fazia à casa de dona Ana Leopoldina dos Santos, conhecida, em Pernambuco como Ana das Carrancas, uma filha de artesã e agricultor, nascida em 1923. Lá ele ouvia histórias contadas por ela sobre a paixão pelo barro e a possibilidade de transformação desta matéria-prima.

Aprendeu sobre arte e sobre vida. Ficou apaixonado pelo trabalho de uma nordestina forte, que passou a fazer carrancas de barro para sustentar a família e evitar que o marido, cego, fosse às ruas pedir esmolas. Tudo isso serviu de inspiração para a coleção do estilista Renato Oliveira, um dos três escolhidos para mostrar seu trabalho no desfile dos Novos Talentos, no Oi Fashion Tour Salvador, que acontecerá no inicio de setembro.

Os novos looks são desenvolvidos em fibras naturais e sintéticas, como popeline, brim, malha de algodão, tafetá, tactel e linho. Também aparecem as transparências em crepe, voil, tules de malhas e rendas. Na cartela de cores, surgem o marrom, bege, telaha, verde musgo e bandeira. Há ainda xadrezes, listrados e estampas exclusivas criadas em parceria com o designer Fagner Bispo. Já nas formas, o estilista aposta em peças amplas, a partir da cintura, com uma silhueta mais alongada e muito feminina. Na entrevista a seguir, conheça melhor o estilista Renato Oliveira


Simplesmente Elegante - Ao homenagear a dona Ana das Carrancas você se refere ao trabalho dela como um milagre da criação divina. Mas você também trabalha com “transformação”. Enquanto ela transforma argila em carrancas, você transforma tecido em roupas, que viram objetos de desejo. Qual a sua maior satisfação ao ver seu trabalho sendo reconhecido e escolhido para ser apresentado em um grande evento de moda?
Renato Oliveira - Nossa!! É muito legal, como sabe é a segunda vez que passo pelo evento, e é ainda mais especial. Ser selecionado de novo, significa crescimento profissional e maior responsabilidade. Sinto que as pessoas querem ver como cada coleção se “transforma”, e como você desenvolve as suas idéias. Foi isso o que me deixou mais feliz, e ainda mais inquieto. Esse resultado chega pra mim como mais um desafio, o de alimentar estas expectativas e surpreender, principalmente a mim mesmo, preciso perceber que me superei, me cobro muito.


SE - Fazer moda aqui na Bahia é muito difícil e caro, quais são suas principais motivações na hora de criar?
RO - A Bahia precisa voltar a ter uma indústria pujante na área de têxteis. Achar matéria-prima é difícil, temos dificuldade até em mão-de-obra especializada. Mas faço parte de uma geração que corre atrás e não fica esperando as coisas acontecerem. Mas a moda só deu certo na França porque o país entendeu que moda é patrimônio cultural. Acho que ainda falta isso no baiano, mas estamos recuperando o tempo perdido. Daí a importância de eventos de moda que mostrem a cara de quem está fazendo moda na Bahia. Fazer moda no Brasil sempre foi um grande desafio, seja na Bahia ou em São Paulo. Mas temos ao nosso favor o talento e a criatividade.

SE - Qual o perfil da mulher que veste Renato Oliveira?
RO - Quando crio penso em mulheres de personalidade forte, que não se contentam com simplesmente seguir a tendência, mas vestir estilo, cultura. São mulheres que, apesar de fortes, são sensíveis, com uma sensualidade natural e que sabem cultivar suas raízes e identidade.

SE - Quais são suas fontes de pesquisa sobre moda?
RO - Tudo é fonte de inspiração. Acho que a vida é um grande painel de referências para o design de moda. Procuro captar as coisas que mais me falam à alma e ao mesmo tempo estar antenado com os desejos de moda do momento através de muita leitura e pesquisa em fontes especializadas.

SE - Você é bacharel e licenciado em Dança e começou a trabalhar com moda a partir da criação de figurinos. Na sua opinião, é mais difícil vestir personagens ou criar roupas para agradar pessoas da vida real?
RO - Antes de criar figurinos fiz o curso do Senac de estilismo, porque acho importante para o criador ter cultura de moda, entender o que é esta área e assim poder ter mais segurança no que produz. Da dança, acho que trouxe a observação do corpo. Particularmente, gosto de roupas que valorizem as formas, que liberem os movimentos, que ofereçam abrigo e conforto. Quanto à questão do figurino, não faço distinções, os dois trabalhos são para mim igualmente fascinantes e desafiadores, o artista quer se sentir tão bem, confortável e belo quanto os meus clientes, todos querem uma roupa que comunique o que cada um pretende expressar, no palco do teatro ou da vida. Muitos clientes afirmam que minha roupa possui um certo grau de dramaticidade, sutileza e leveza, como nos figurinos de Ballet, de certa forma era disso que minha coleção falava no verão passado.

SE - Você já possui pontos de vendas em alguns lugares como Petrolina, Manaus, Fortaleza e São Paulo. Como acontece essa distribuição? Qual sua estrutura hoje de produção? É tudo feito aqui em Salvador mesmo?
RO - Como todo novo talento ralo para conseguir produzir, colocar no mercado e ser representado em pontos de venda que sejam relevantes. Não tenho uma mega estrutura, mas os contatos vão surgindo na medida em que o trabalho vai sendo divulgado. Agora mesmo acabo de fechar com uma concept store no interior da Bahia, em Vitória da Conquista. É uma loja bacana que representa marcas como Drosófila, Patachou, Victor Dzenk. Quero poder organizar melhor a representação da marca, mais isso é o próximo passo. Produzo em Salvador e parte em Pernambuco, pois tenho apoio de uma indústria de confecção, que faz o processo de estamparia, acabamento e costura. Passo boa parte do meu tempo indo e vindo, pois também atuo para outras marcas, divido a produção também entre Juazeiro e Salvador.

SE - Como você lida com essa divisão de tarefas: ser um estilista criativo, que precisa desenhar e desenvolver looks e ao mesmo tempo lidar com a parte burocrática, de vendas e acompanhamento dos negócios com os pontos de vendas?
RO - Quando se é pequeno, a gente tem que criar, gerir, comercializar. Mas este é o caminho. Aos poucos tenho ampliado a estrutura. O importante é o foco nos resultados e organização para conseguir dar passos maiores.

SE - No atual momento, a Bahia conta com um bom e expressivo número de estilistas. O que, na sua opinião, está faltando para que a Bahia seja vista lá fora e respeitada como um pólo da moda, assim como já acontece com Minas Gerais e Fortaleza?
RO - Poderíamos ter mais estilistas. Aliás, a Bahia deveria se inspirar na organização da cadeia produtiva de Minas pela organização e destaque que conseguiu na moda. Aqui precisamos fortalecer da indústria, de projetos como encubadora de empresas de moda para jovens criadores, investimento e incentivo do governo, aposta dos cursos nestes novos nomes, são aspectos de extrema relevância que precisam ser revistos.

SE - O que significa para a marca Renato Oliveira estar no Oi Fashion Tour? Quais poderão ser os desdobramentos disso?
RO - Significa um momento estratégico no estabelecimento criativo e comercial da marca, esperamos que este novo momento nos impulsione mais ainda.

SE - Quais são os nomes de criadores que mais contribuíram para a história da moda e que hoje merecem a sua admiração?
RO - No Brasil, admiro o trabalho de Zuzu Angel e Vera Arruda sempre. Internacionalmente, Vivienne Westwood, Rei Kawakubo, Channel, Balenciaga, John Galeano.



Matéria publicada no caderno BAZAR do CORREIO DA BAHIA, EM 10/08


Nova geração
Concurso do Shopping Barra seleciona talentos baianos para desfilar em semana de moda

Paula Magalhães

Três revelações baianas conseguiram fincar os nomes na passarela do Barra Fashion Bahia 2008 depois de vencer o concurso de Novos Talentos pilotado pelo Shopping Barra. Vitorino Campos, Carola Hoisel e Renato Oliveira foram os selecionados para desfilar suas criações no desfile coletivo que será realizado em setembro, dedicado à nova geração de estilistas, estudantes de cursos de moda, além de autodidatas que já estão no exercício da profissão.
O concurso foi composto por um júri de jornalistas e especialistas do ramo que analisaram os 16 escritos com projetos de coleções Primavera-Verão. Essa ação já se tornou uma vitrine para a visibilidade de novas promessas do mundo da moda, já que nomes de peso, como a estilista Márcia Ganem tiveram sua trajetória iniciada no concurso.
A partir do tema “Um sonho de menina”, Carola Hoisel mergulhou no universo do balé para criar o Verão que será apresentado no desfile dos Novos Talentos. “As roupas estão recheadas de babados, fitas, laços, transparências e cores pastéis, que combinei com alguns tons fortes como o preto. Não quis usar o rosa, a cor que todo mundo pensa quando o assunto é balé, para tentar fugir do óbvio”, conta Carola, que antes de começar a pesquisa já estava utilizando referências ligadas à temática inconscientemente. Quanto aos materiais, a estilista empregou tecidos característicos das vestes de bailarinas, como o tule, mas com nova roupagem. “Apliquei bordado para lançar um olhar mais voltado para a moda”, explica a criadora, que diz estar pronta para o passo mais importante da carreira com uma coleção que ainda inclui patchwork, volume nas saias, cintura marcada e sobreposições.
Vitorino Campos propôs uma construção de antagonia, recorrendo aos conflitos urbanos, à falta de tempo das pessoas e ao esquecimento desses reais valores para conceber a proposta de Verão. “É como se não estivéssemos vivendo em uma época certa, em um tempo vazio, já que as décadas passadas foram de verdadeiras construções. Trata-se de uma fuga da realidade, com uma volta ao passado, revivendo o sentimento da boemia francesa e do velho mundo”, revela a idéia. A cartela de cores passeia numa variação de nove tons pastéis, sem esquecer dos clássicos preto e branco, aplicados a looks suntuosos com muitos babados.
A história de Ana Carrancas inspirou Renato Oliveira para desenvolver o tema do desfile. A artista popular do Vale do São Francisco foi o fio condutor da criação com o trabalho de carrancas de argila. Batizada com o nome “O milagre de Ana”, a coleção traz referências da época em que o criador visitava o casebre daquela senhora em Petrolina. Patchworks, peças com fibras naturais e sintéticas, bem como bordados em pedrarias, são algumas das apostas do estilista.***


Carola Hoisel
nasceu em Ilhéus e desde pequena já gostava de moda. A vontade de trabalhar na área era tanta que a primeira opção no vestibular foi desenho industrial. Percebendo que o tema se distanciava do seu desejo de menina, a estilista cursou a faculdade de moda da Universidade Estácio de Sá (RJ). Novamente em Salvador, começou trabalhando como estilista de uma marca baiana. Com desejo de criar grife própria, Carola investiu em carreira solo.


Renato Oliveira
deu os primeiros passos na carreira profissional elegendo o curso de dança da Ufba. Nessa etapa de vida, tomou gosto pelos figurinos dos espetáculos. Trabalhando como coréógrafo, ele transportou o dom da arte para a criação de roupas, conseguindo assim ser selecionado como Novos Talentos na edição passada do Barra Fashion. Agora, repete a dose com uma coleção que reflete sua preferência pelo patchwork.


Vitorino Campos
praticamente nasceu dentro da fábrica de costura e fardamento da mãe. A tia também foi uma grande incentivadora da carreira pelo seu trabalho com alta- costura. Aos 17 anos, o estilista abriu uma loja em Feira de Santana, onde vendia sua grife própria. Depois de encerrar o projeto, entrou para o curso de moda da Unifacs, que já está prestes a concluir. Um grande marco na carreira foi ter vencido o concurso dos novos criadores da Expo de Moda.



Nota publicada no site Simplesmente elegante, em 08/08.

Divulgados os três vencedoes dos Novos Talentos

Saiu o resultado: Vitorino Campos, Carola Hoisel e Renato Oliveira são os vencedores do concurso Novos Talentos 2008. Eles apresentarão suas coleções no desfile Novos Talentos do Oi Fashion Tour, apresentado pelo Shopping Barra, nos dias 8 e 9 de setembro. Além do desfile, eles receberão, como parte do prêmio, apóio para o desenvolvimento da carreira durante um ano, o que inclui cursos e viagens para participar de eventos nacionais de moda.
Para o desenvolvimento de sua coleção Antagonia, Vitorino Campos se inspirou no absinto, bebida preferida dos intelectuais da Belle Époque, além da música romantica Elephant Gun, da banda America Beirut. O resultado é uma coleção feminina e sensual.
Já Carola Hoisel apostou no tema Sonho de Menina, que remete à delicadeza infantil das garotas que sonham em ser bailarinas. Nas peças de Carola aparecem laços, fitas e babados. São looks que ora ganham ares retrô e ora contemporâneos. Os tecidos usados são o tule bordado, tafetá cristal, crepe chiffon e malhas. As cores vão do bege e verde-água ao roxo e preto. O toque especial aparece nos pés com as sandálias Melissa, sugeridas por Carola.
Renato Oliveira, por sua vez, trabalhou em cima da história de Ana das Carrancas, considerada uma das artistas populares mais importantes do Vale do São Francisco por conta de suas criações de carrancas em argila. Na coleção O Milagre de Ana, ele usa referências da época na qual visita a casa de Dona Ana, em Petrolina, para compor seu personagem. O estilista usa muito patchwork, com a mistura de fibras naturais e sintéticas, bordados em pedrarias, grafismos, flores em couro, richelieu, desenhos vitrais e rendas.


Nota publicada no jornal Tribuna da Bahia em 22/08

Link: http://www.tribunadabahia.com.br/marcospinheiro.htm

Novos talentos

Um júri composto por entendidos no assunto de moda como Virginia Saback, Tininha Viana, Jamil Moreira, Paula Magalhães, Gabriela Cruz, Roberto Pires, Marcelo Gomes e Almir Junior escolheram Vitorino Campos, Carola Hoisel e Renato Oliveira como os novos talentos 2008 no concurso promovido pelo Shopping Barra. Como prêmio, os três designers terão a oportunidade de exibir seus trabalhos no desfile dos Novos Talentos, no Barra Fashion Bahia, que será realizado em setembro. E será só o começo: os três vencedores também receberão apoio do Barra para o desenvolvimento de suas carreiras no decorrer de um ano. Isto significa desde cursos até viagens para participar de grandes eventos de moda. A Bahia sempre deu régua e compasso e certamente os novos talentos irão brilhar. .



Nota Publicada no site Kinkin.
Link://www.kinkin.com.br/kinbahia/noticias.htm

PROJETOS DE MODA DO SHOPPING BARRA SÃO INTEGRADOS AO MEGA EVENTO OI FASHION MUSIC
21/08/2008

O Shopping Barra e a moda produzida na Bahia andam de mãos dadas há pelo menos 10 anos. À frente de projetos como o Concurso Novos Talentos e o Barra Fashion, o shopping baiano traz na sua bagagem a responsabilidade de revelar os principais nomes do estilismo da terra na última década, entre eles Márcia Ganem, Luciana Galeão e Iuri Sarmento & Eduardo Rosa, que hoje já são conhecidos fora das fronteiras da Bahia. Num reconhecimento mais que merecido, as iniciativas do shopping ganharão uma projeção ainda maior ao serem incorporadas à edição baiana do Oi Fashion Music, projeto itinerante de música, moda e entretenimento da operadora Oi, que aporta em Salvador nos dias 7, 8 e 9 de setembro.

O Oi Fashion Music inseriu em sua programação os quadros Novos Talentos e Estilistas Baianos, criados pelo Barra. No primeiro dia, 7, o evento levará ao palco do Teatro Castro Alves um espetáculo que une música e moda em perfeita sintonia. Esta abertura também contará com desfiles de grifes do Barra. Na seqüência, no dia 8, à noite, tendo como cenário o Instituto Feminino da Bahia, serão vistas na passarela as coleções de Luciana Galeão e da dupla Iuri Sarmento & Eduardo Rosa, dentro do quadro Estilistas Baianos.

Na terça-feira, 9, pela manhã, em local ainda a ser definido, acontece o desfile dos Novos Talentos, que apresentará as coleções dos estilistas-revelação, finalistas do concurso homônimo —Vitorino Campos, Carola Hoisel e Renato Oliveira— além de Ursula Felix, vencedora da edição 2007. E fechando o ciclo de moda e luxo, o joalheiro Carlos Rodeiro mostra sua preciosa coleção no belo Solar Cunha Guedes, no Corredor da Vitória, em mais um dos seus concorridos desfiles, à noite.


“É nosso objetivo reforçar o conceito de moda como lazer, promovendo uma experiência completa ao nosso cliente. Por isso cada dia mais estreitamos a nossa parceria com a Oi que também trabalha forte com o conceito de moda”, ressalta Karina Brito, gerente de marketing do Barra sobre a parceria. O Oi Fashion Music conta com o know how da Dupla Assessoria —responsável pelo Fashion Rio, entre outros— na produção, e com o patrocínio do Shopping Barra.

Nota publicada no site da Santa Clara Comunicaçõeshttp://www.santaclaracom.com.br/hp/noticias_interna.asp?id=132

7/8/2008 - 15:42
DEFINIDO O RESULTADO DO CONCURSO NOVOS TALENTOS DO SHOPPING BARRA


Vitorino Campos, Carola Hoisel e Renato Oliveira são os três vencedores do Concurso Novos Talentos 2008 do Shopping Barra. As propostas de coleções Primavera-Verão apresentadas pelos três estilistas revelação foram as escolhidas pelos jurados, dentre as 16 inscritas nesta edição do concurso. O júri deste ano foi formado pelos jornalistas Gabriela Cruz, Jamil Moreira castro, Roberto Pires e Paula Magalhães, pela coordenadora do curso de Gestão em Moda da Unifacs, Virgínia Saback, pelos produtores Marcelo Gomes e Almir Júnior e pela stylist Tininha Viana.
Como prêmio, os três designers terão a oportunidade de exibir seus trabalhos no desfile dos Novos Talentos, no Barra Fashion Bahia, que será realizado em setembro. E será só o começo: os três vencedores também receberão apoio do Barra para o desenvolvimento de suas carreiras no decorrer de um ano. Isto significa desde cursos até viagens para participar de grandes eventos de moda nacionais.